27 janeiro 2012

ESCLARECIMENTO DA AGÊNCIA IRANIANA IRNA SOBRE A MATÉRIA PUBLICADA PELA FOLHA DE SÃO PAULO

Ali Akbar Javanfekr, o Assessor de Imprensa do Presidente Mohmoud Ahmadinejad disse que o conteudo da sua entrevista com o jornal brasileiro, Folha de São Paulo foi 'distorcida'


Teerã, 25 de Janeiro, IRNA - o Assessor de imprensa do Presidente Mahmud Ahmadinejad, Ali Akbar Javanfekr desmentiu o conteúdo da sua recente entrevista publicado no jornal brasileiro Folha de São Paulo , apontando que suas declarações foram “distorcidas”.

Agência de notícias iraniana citou que Javanfekr tinha queixado das as relações entre os dois países na presidência da Dilma Russeff que são inferiores a ' anos de boas relações "de Brasilia com com Teerã.

Javanfekr salientou, no entanto, que a entrevista dele havia sido distorcida e por meio desta comunicação, enfatizou nas palavras ditas ao jornal Folha de São Paulo que “Presidenta Dilma precisava do tempo para consolidar as relações entre Teerã e Brasília”.

Javanfekr notou ainda, que tinha elogiado o governo do Brasil e o seu povo pelo seus apoios à República Islâmica do Irã. Brasília insistiu no passado em manter um diálogo diplomático com Teerã sobre o programa nuclear da República Islâmica, uma política que havia começado com o antigo Presidente Luiz Ignácio Lula da Silva em que rejeitava qualquer uso da força fora do âmbito das Nações Unidas.

Nos EUA, o jornal New York Times, citou na terça-feira que Javanfekr, ter afirmado na sua entrevista com o jornal brasileiro Folha de São Paulo que a Presidente Russeff Dilma tinha destruído anos de boas relações entre as duas nações.

Lula da Silva, que deixou seu cargo, visitou Teerã em 2010 e introduziu no Médio Oriente a diplomacia brasileira através de uma tentativa de amenizar a crise sobre o programa nuclear do Irã. E junto com o Governo da Turquia, ele forjou um acordo de troca de urânio enriquecido com combustível nucleares com o Irã.

Este acordo falhou após a rejeição da administração da Obama e Irã afirmou que iria continuar com o enriquecimento de urânio.

Mesmo assim, as exportações do Brasil para o Irã aumentada durante os meses seguintes. E o Irã superou a Rússia em 2011, como o maior mercado de exportação de carne brasileira.

Extraído do sítio IrãNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário