29 janeiro 2012

MERKEL FARÁ CAMPANHA PARA A REELEIÇÃO DE SARKOZY

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, ganhou um apoio de peso para a sua campanha eleitoral no dia em que completa 57 anos de idade. O partido da primeira-ministra da Alemanha anunciou, neste sábado, que Angela Merkel defende a sua reeleição.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, reunidos em Berlim no dia 9 de janeiro. REUTERS/Fabrizio Bensch
A chanceler vai participar de alguns encontros de campanha eleitoral junto com o presidente da França, informou Hermann Gröhe, secretário-geral da CDU, partido democrata-cristão de Merkel, diante do Conselho Nacional do UMP, partido de Sarkozy. O anúncio já era esperado, já que o presidente francês havia apoiado a reeleição da primeira-ministra alemã em 2009 e pelo fato de os dois partidos terem relações próximas e fazerem parte da mesma "família política".

O primeiro turno das eleições presidenciais francesas está marcado para o dia 22 de abril. Apesar de Sarkozy ainda não ter declarado oficialmente a sua candidatura, o seu nome é dado como certo.

"A CDU está certa de que a França precisa de um presidente forte no poder, como é o caso de Nicolas Sarkozy. O país estará em boas mãos", disse Gröhe em seu discurso para cerca de 5 mil pessoas.

Críticas a François Hollande

O secretário alemão se referiu ao principal rival de Sarkozy, o candidato do Partido Socialista François Hollande, como alguém que insiste em "conceitos empoeirados".

"Senhor Hollande, nenhuma das suas vagas declarações traz respostas aos problemas urgentes da nossa época. A recusa em fazer reformas difíceis, como a da idade mínima de aposentadoria, enfraquece a competitividade de nossas nações", provocou Gröhe.

Recentemente, Hollande havia declarado que, se for eleito, vai propor em janeiro de 2013 um "novo tratado franco-alemão".

Extraído do sítio da RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário