23 janeiro 2012

MAIS DE 1 BILHÃO DE PESSOAS FESTEJAM A ENTRADA DO ANO DO DRAGÃO NA ÁSIA - Renata Giraldi

Brasília – Mais de 1 bilhão de pessoas na Ásia festejaram hoje (23) a entrada no Ano do Dragão – o início do Ano-Novo neste continente. As celebrações variam em cada país, mas em geral os asiáticos soltam fogos de artifício, participam de banquetes e danças em homenagem ao leão e ao dragão. Também há distribuição de presentes para as crianças e saudações aos idosos.




O Ano-Novo Chinês que também é conhecido como Festa da Primavera ou Ano Novo Lunar é uma tradição com mais de 2.000 anos. Na Ásia é considerada a celebração mais importante e colorida.

À meia-noite desta segunda-feira em Pequim, capital da China, o céu se iluminou com várias cores. É o símbolo na tradição chinesa usado para afastar os maus espíritos. Nas Filipinas, o Ano-Novo Lunar foi reconhecido, pela primeira vez, como feriado.

Único animal mitológico do zodíaco chinês, o Dragão, é o símbolo da realeza, fortuna e poder. Os hospitais em toda a China esperam um baby boom, pois muitos casais planejaram ter um filho neste ano como garantia de sorte. A expectativa é que ocorra um aumento de 5% nos partos. Fenômeno semelhante deve ocorre em Hong Kong, Taiwan e Singapura.

Na Coreia do Sul, mais de metade da população, cerca de 31 milhões, resolveu aproveitar o feriado deixando suas cidades. Já as lojas da capital, Seul, amanheceram lotadas de turistas chineses, que aproveitam o período de férias.

Extraído do sítio da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário