16 novembro 2011

FILHO DE FHC PODE SER LARANJA DA DISNEY NO BRASIL

O Ministério das Comunicações está investigando a participação do grupo americano Disney-ABC na rádio Itapema FM, de São Paulo, que usa o nome fantasia de “Rádio Disney”. Oficialmente, a emissora pertence a Paulo Henrique Cardoso, filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em sociedade com a Disney. Ele teria 71% da emissora, e a Disney teria 29% – o limite de participação estrangeira em radiodifusão no Brasil é de 30%.

Entretanto, há fortes indícios de que Paulo Henrique Cardoso seja um laranja. Mesmo sendo da parte minoritária da empresa, dois executivos da Disney no Brasil – o diretor financeiro Richard Javier Leon, americano, e o diretor-geral Miguel Angel Vives, mexicano- têm procuração para autorizar empréstimos, emitir cheques e vender bens da emissora.

A equipe do jornal Folha de São Paulo procurou Paulo Henrique que não quis dar entrevista, e delegou à Disney esclarecer sobre a gestão. O grupo se limitou a afirmar que o comando da emissora é nacional.

O ministério quer apurar o conglomerado norte-americano tem ingerência sobre programação e operação da emissora, que funciona em um prédio da Disney, e não no endereço registrado no órgão governamental. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, tem se tornado comum o uso de procurações como artifício para transferir a gestão de emissoras a empresas ou pessoas que não podem ou não querem aparecer como controladoras. O caso deve ser levado ao Ministério Público.

Até 2007, a Rádio Itapema pertenceu ao ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, morto em 2010, que ganhara a concessão durante governo Sarney (1985-1990). Ele negociou a emissora com o grupo RBS, que revendeu oficialmente 71% à Rádio Holding e 29% à Walt Disney Company (Brasil). Paulo Henrique Cardoso tem 99% da Rádio Holding. O 1% restante é do grupo Disney.

Extraído do sítio do Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário