24 novembro 2011

CHEVRON: VAZAMENTO DE ÓLEO NA BACIA DE CAMPOS - Nº 10

R7: Petroleira americana diz que mancha causada por vazamento desapareceu; Marinha nega - Gustavo Gantois (24/11/11)

Presidente da Chevron anunciou que deve abandonar o local até o mês que vem.


O presidente da petroleira Chevron para América Latina e África, Ali Moshiri, afirmou nesta quinta-feira (24) que a mancha de óleo provocada pelo vazamento no campo de Frade, no Rio de Janeiro, desapareceu. Moshiri foi a Brasília levar a informação para o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia.

- Acreditamos que esse problema já foi resolvido. A reunião ocorreu extremamente bem e o incidente está sob controle.

Procurada pelo R7, a assessoria de imprensa da Marinha negou que a mancha tenha desparecido. A Marinha, que sobrevoou nesta quinta-feira a área atingida, informou que a mancha diminuiu de tamanho. Continua...

* * *
Agência Brasil: Chevron garante que vazamento foi controlado e que vai lacrar poço em dezembro - Sabrina Craide (24/11/11)

Brasília - O presidente da Chevron para África e América Latina, Ali Moshiri, assegurou hoje (24) que o vazamento de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, já foi controlado, restando uma mancha que corresponde a décima parte de um barril de petróleo (cerca de 16 litros). “Esperamos que ela desapareça e acreditamos que a operação foi bem-sucedida”, disse ele, após reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Segundo Moshiri, a prioridade da empresa, agora, é selar e abandonar o poço com segurança, o que deve ser feito até meados de dezembro. Ele também não quis fazer previsão de quando a empresa voltará a atuar na extração de petróleo no país. “Isso depende do governo, não seria justo se eu fizesse uma previsão”. O executivo destacou que a unidade brasileira tem um dos melhores índices de segurança entre todas as operações da companhia no mundo. Continua...

* * *
Carta Capital: ‘Foi a mãe natureza’, diz executivo da Chevron sobre acidente - (24/11/11)

Em entrevista concedida após encontro com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o presidente da Chevron para África e América Latina, Ali Moshiri, culpou a “mãe natureza” pelo acidente provocado por sua empresa que provocou o vazamento de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

“Estamos lidando com a mãe natureza e ela é complicada. Cada parte do reservatório é diferente, mas temos pessoal altamente qualificado trabalhando nisso. Devemos fazer uma avaliação mais detalhada para ter certeza de que não acontecerá de novo”, disse Moshiri, ao citar a complexidade geológica da região. Continua...

* * *
Portal Imprensa: Opinião: Crime ambiental na Bacia de Campos - a Chevron é a única culpada? - Wilson da Costa Bueno (24/11/11)

Tão pouco transparente como a enorme mancha de óleo que atingiu a Bacia de Campos, tem sido a Chevron, responsável por mais este lamentável crime ambiental em nosso país. Desde o momento em que tomamos conhecimento do acidente (sujeira no mar, infelizmente para a petrolífera, não é coisa fácil de se esconder!), a empresa tem buscado minimizar os danos, falsear a verdade, tentando convencer-nos de que na verdade o problema ocorreu devido a uma falha geológica, o que todos sabemos é mentira. Ela repete, no fim das contas, o velho argumento hipócrita "foi por acaso, foi Deus quem quis", o mesmo utilizado pelas grandes construtoras do Consórcio Via Amarela quando do acidente conhecido como "o buracão do Metrô", que ceifou vidas e residências na linha 4, em Pinheiros/São Paulo.

Empresas social e ambientalmente irresponsáveis não apenas cometem crimes, mas tentam escondê-los, o que, em tempo de redes sociais, com tantos olhares vigilantes sobre a indispensável sustentabilidade planetária, deve ser terminantemente repudiado. Continua...

* * *
Acompanhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário