18 novembro 2011

CHEVRON: VAZAMENTO DE ÓLEO NA BACIA DE CAMPOS - Nº 1

Revista Exame: Chevron admite erro de cálculo na produção na Bacia de Campos

Presidente da empresa revelou que, no dia 7 deste mês, técnicos da Petrobrás perceberam a mancha de óleo do vazamento e alertaram a Chevron.


Rio - O presidente da Chevron Brasil, George Buck, confirmou que o vazamento de petróleo ocorreu numa parte do poço injetor sem revestimento, pouco abaixo da sapata, onde termina a camada de revestimento, localizada a 567 metros de profundidade do subsolo marinho. A extensão do poço a partir do subsolo é de 2.279 metros. A profundidade total, do espelho d'água até o final, é de 3.329 metros. Continua...

* * *
Tijolaço: A mancha mental

O vazamento de verdade e a "pesca de sardinhas" da Chevron. Imagem e versão aceitas sem contestar

Passamos uma semana discutindo se o avião era Sêneca ou King Air. Se o Carlos Lupi conhecia o “Senhor Aldair” ou se não o conhecia. O “eu te amo” do Ministro e outras histrionices canhestras que produziu ocuparam minutos e minutos nas redes de televisão e legiões de repórteres foram mobilizadas para levantar cada pormenor de sua atuação.
Muito bem.
Nada contra a imprensa mobilizar todos os seus esforços e abrir todos os seus espaços para investigar irregularidades no serviço público, ainda que não tenha esteja evidente senão um comportamento pouco cuidadoso e austero de sua parte.
Dia 10, quando toda a mídia nacional se voltava para o depoimento do Ministro na Câmara, uma pequena nota da Agência Estado registrava:
“A unidade brasileira da petroleira norte-americana Chevron informou que está trabalhando para conter um vazamento no campo Frade, na Bacia de Campos. “O vazamento se deve a uma rachadura no solo do oceano. É um fenômeno natural”, disse Heloisa Marcondes, porta-voz da Chevron Brasil. “ Continua...

* * *
Jornal do Brasil: Técnicos vistoriam área atingida por vazamento de petróleo em Campos

Técnicos do Ibama, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Marinha sobrevoam nesta sexta-feira a área atingida pelo vazamento de petróleo em um poço da companhia Chevron Brasil, na Bacia de Campos, litoral do Rio de Janeiro. Após a vistoria, os órgãos publicarão uma nota oficial com informações sobre o caso.

Imagem de satélite mostra área atingida por mancha de petróleo
A Polícia Federal anunciou que abrirá um inquérito para apurar se a petrolífera perfurou a uma profundidade além do que estava planejado. Segundo o delegado Fábio Scliar, chefe da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da PF, há indícios de que irregularidades teriam provocado uma rachadura no fundo do leito marítimo. A equipe responsável pela perfuração será ouvida nos próximos dias. Continuar...

* * *
Agência Brasil: Inpe envia imagens de satélite do vazamento da Bacia de Campos para Ibama e Petrobras - Luana Lourenço

Brasília – Imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estão sendo utilizadas para avaliar o vazamento de petróleo em um campo de exploração da Chevron na Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro.



As imagens foram enviadas pelo Inpe para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e para a Petrobras. As fotografias foram feitas pelo radar Asar, a bordo do satélite Envisat, e do sensor Modis, dos satélites Aqua e Terra. De acordo com o Inpe, a Petrobras recebeu as primeiras imagens 30 minutos após serem gravadas pelos satélites. Continuar...

* * *
Acompanhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário