Washington, 27 nov (Prensa Latina) Autoridades dos Estados Unidos mantêm em debate hoje, por separado, dois projetos de lei encaminhados a regular e limitar o uso da Internet neste país nortenho, o qual poderia trazer impactos ao resto do mundo.
As regulações submetidas a discussão são a Lei para Frear a Pirataria em Série (SOPA, por suas siglas em inglês) e a Lei para Prevenir Ameaças Reais em Série à Criatividade Econômica e Roubo à Propriedade Intelectual, conhecida como Proteção ao IP, referiu o diário La Opinión.
O regulamento contra a pirataria, analisada pela Câmera de Representantes, foi apresentada no passado 26 de outubro e estabelece a possibilidade de fechar sites operados desde Estados Unidos ou de outro país, que resultem suspeitos de contar com documentos protegidos pelo direito de autor.
Ao mesmo tempo, o Senado estuda a normativa Proteção a IP, que versa sobre a defesa contra o roubo de trabalhos ou documentos por via cibernética e constitui um complemento do SOPA.
Segundo o rotativo, o custo da aplicação desses estatutos estima-se em ao redor de 47 milhões de dólares até o ano 2016.
A aprovação dessas leis implicaria uma nova etapa no uso de Internet, considerada por muitos como um espaço demasiado livre.
Facebook, Twitter, consideradas as principais redes sociais, bem como os maiores buscadores (Google, Yahoo, eBay e AOL) manifestaram rejeição aos dois projetos, que contam em princípio com apoio de 23 congressistas dos partidos Democrata e Republicano.
Extraído do sítio da Prensa Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário