20 novembro 2011

NOVO SITE É LANÇADO NOS EUA PARA COBRAR MAIS TRANSPARÊNCIA DOS JORNALISTAS - Summer Harlow

Na segunda-feira 31 de outubro, foi lançado nos Estados Unidos um novo site para que os internautas possam exigir responsabilidade e transparência dos jornalistas, informou a AFP.


Batizado de News Transparency (Transparência nas Notícias), o site foi criado por Ira Stoll, ex-chefe de redação do extinto diário New York Sun. O objetivo do News Transparency é ajudar o usuário a "saber mais sobre as pessoas que produzem as notícias e permitir que você exija delas transparência, da mesma forma como os jornalistas exigem transparência e prestação de contas de outras instituições poderosas: publicando opiniões críticas e compartilhando informação". Três dias antes de seu lançamento, o site já contava com perfis de cerca de mil jornalistas, segundo a Forbes.

Considerando que, de acordo com pesquisas, a imagem dos meios de comunicação nunca esteve tão em baixa, o portal imita sites familiares, permitindo ao público acrescentar e editar informações sobre jornalistas (no estilo da Wikipedia), publicar críticas (como no Amazon), compartilhar (como nas redes sociais) e buscar dados (como no Google), explica a seção "Quem somos" do site News Transparency.

Conforme disse Stoll ao Poynter, o site oferece ao público um "lugar onde encontrar dados e antecedentes de um jornalista, para, dessa forma, ajudar os leitores a entender a perspectiva do jornalista. Para as fontes, é um território neutro, onde elas podem reclamar de matérias com informações imprecisas ou de um jornalista irresponsável ou ainda elogiar uma boa matéria ou um jornalista exemplar. Aos jornalistas, oferece um site para receber e responder observações e críticas de seus leitores e para compartilhar informações e se tornarem menos misteriosos, mais transparentes e acessíveis".

Extraído do sítio Jornalismo nas Américas

Nenhum comentário:

Postar um comentário