22 novembro 2011

CHEVRON: VAZAMENTO DE ÓLEO NA BACIA DE CAMPOS - Nº 8

R7: Pescadores serão afetados por vazamento de óleo na bacia de Campos, alerta prefeitura de Macaé - Cláudia Alcantara (22/11/11)

Prefeitura quer pedir indenização à Chevron para pescadores prejudicados.

Mancha de óleo segue se afastando do litoral, substância está se espalhando pelo oceano.
Quase 500 pescadores de Macaé, cidade do norte fluminense, podem ficar sem trabalho por causa do vazamento de óleo na bacia de Campos. O alerta foi feito nesta terça-feira (22) pelo subsecretário municipal de Pesca, José Carlos Bento. Segundo ele, a prefeitura já estuda formas de cobrar indenização à petroleira americana Chevron, responsável pelo vazamento, para os pescadores prejudicados.


- Os pescadores que atuam longe da costa vão ser afetados pelo vazamento com certeza. Além do problema dos peixes contaminados, eles vão ter que descobrir novas áreas para trabalhar. Os peixes que não morrerem com a poluição migrarão para outros locais. Continuar...

* * *
Carta Maior: "Após caso Chevron, é preciso rever lei que reparte o pré-sal através de leilões" - Marcel Gomes (22/11/11)

Fernando Siqueira, presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), diz que tragédia ambiental na bacia de Campos é oportunidade para rever lei do pré-sal. Para ele, Petrobras, escolhida como operadora da área, poderia administrar sozinha todo o processo exploratório sem depender de estrangeiras selecionadas através de leilões.

São Paulo – O presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras, Fernando Siqueira, espera que o vazamento de petróleo em um poço explorado pela companhia Chevron, na bacia de Campos, sirva de impulso para a revisão da lei do pré-sal, com o objetivo de garantir exclusividade à Petrobras na exploração da área. Continua...

* * *
Projeto Nacional: O desastre da Chevron prova: pré-sal, só com a Petrobras - Fernando Brito (21/11/11)

Com este escândalo que foi – e ainda está sendo – o vazamento de óleo em um dos poços da Chevron-Texaco no Campo de Frade, ao largo do Rio de Janeiro, trouxe, em toda a mídia brasileira, a discussão sobre a capacidade e o preparo do país para a exploração de petróleo no subsolo marinho.


Embora a discussão seja mais do que legítima, os objetivos com que ela é trazida, neste momento, não o são.

É como discutirmos a segurança nas estradas ao lado de um acidente onde o automóvel que o provocou tinha os pneus carecas e andava a 250 km por hora e ainda tinha tomado uns tragos. Continuar...

* * *
Viomundo: Fernando Brito: ‘Omissão criminosa da Chevron-Texaco, cumplicidade escandalosa da mídia’Conceição Lemes (20/11/11)

No dia 10 de novembro, quinta-feira, a Agência Estado publicou esta nota:

“A unidade brasileira da petroleira norte-americana Chevron-Texaco informou que está trabalhando para conter um vazamento no campo Frade, na Bacia de Campos. “O vazamento se deve a uma rachadura no solo do oceano. É um fenômeno natural”, disse Heloisa Marcondes, porta-voz da Chevron-Texaco Brasil.

O campo de Frade, operado pela petroleira estadunidense Chevron-Texaco, fica a 350 km do Rio de Janeiro. O acidente, sabe-se só agora, aconteceu na segunda-feira, 7 de novembro. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) tomou conhecimento no dia 9, mas só o tornou público no dia 10. O primeiro alerta público foi dado pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro) ainda na quarta-feira, 9. Continua...

* * *
Acompanhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário