17 novembro 2011

"AEROAÉCIO": O JATO DO AÉCIO E O APARELHAMENTO NUMA ESTATAL MINEIRA - Helena Sthephanowitz*

Amparado em cópias de documentos, o site mostra o seguinte:

1 – O jatinho que Aécio Neves utiliza pertence à Banjet Táxi Aéreo;

2 – A Banjet Táxi Aéreo tem como sócio Oswaldo Borges da Costa Filho;

3 – Desde a gestão de Aécio Neves no governo de Minas (2003-2010), Oswaldo Borges da Costa Filho, ex-empresário do ramo de mineração, é presidente da Codemig, empresa do governo de Minas Gerais;

4 – A Codemig controla o bilionário setor de mineração no Estado. Pela empresa também passaram (e continuam passando) algumas das maiores obras do governo de Minas, como a Cidade Administrativa Tancredo Neves, que custou R$ 1 bilhão.

Em tempo de denúncias sobre jatinhos, causa estranheza os jornais nada divulgarem sobre o dono do"AeroAécio" 


A imprensa poderia investigar e divulgar a história do dono do jatinho do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que foi aparelhado na presidência da estatal do governo tucano em Minas Gerais.

O senador tucano voa no jato prefixo PT-GAF (foto), avaliado em R$ 24 milhões. A assessoria de imprensa do senador tucano explica que o "Aeroaécio" pertence à empresa de táxi aéreo da família do banqueiro Gilberto de Andrade Faria, ex-dono do Banco Bandeirantes e padrasto de Aécio, falecido há 2 anos. O jato compõe a frota da empresa Banjet Táxi Aéreo Ltda. Os donos da Banjet são Clemente de Faria (filho do ex-banqueiro) e Oswaldo Borges da Costa Filho.


A coisa complica quando o então governador Aécio nomeia um dos donos da Banjet, Oswaldo Borges da Costa Filho, para a presidência de uma estatal mineira: a Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais).

Para piorar, a Codemig atua também junto a mineradoras, e Oswaldo Borges da Costa Filho - empresário de mineração, laureado pelo governo do estado - foi diretor-presidente da Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá, e atualmente ocupa cargo similar na Companhia Mineradora de Minas Gerais.

Tem muita coisa errada aí... onde o governo tucano de Minas parece viver, não numa república, mas numa corte imperial, numa mistura de família com estado, com cargos e negócios para amigos, que emprestam bens, misturando o público com o privado?

* Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lula e do Os Amigos do Brasil.

Extraído do sítio Tribuna de Betim

Nenhum comentário:

Postar um comentário