03 novembro 2011

"NÃO DÁ PARA SAIR DO EURO SEM SAIR DA UNIÃO EUROPÉIA

Porta-voz do executivo comunitário que lembrou hoje em Bruxelas que "o Tratado da União Europeia não prevê a saída da zona euro sem sair da UE".

A Comissão Europeia advertiu esta quinta-feira que o Tratado da União Europeia não prevê que um país possa sair do euro sem abandonar a própria união. Um esclarecimento que surge numa altura em que, pela primeira vez, se coloca esse cenário no horizonte, tendo a Grécia como protagonista.



«O Tratado não prevê a saída da Zona Euro sem sair da UE. Esta é a situação actual», disse a porta-voz comunitária, citada pela Lusa, na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia.

De qualquer modo, Karolina Kottova disse que a única opção que de momento se coloca é a de que a Grécia fica no euro. 

«Vemos a Grécia no euro e os instrumentos necessários para que tal aconteça estão prontos e um acordo deve ser alcançado». «Essa é a única opção que está em cima da mesa». 

A porta-voz sublinhou ainda que a questão grega está a ser discutida «ao mais alto nível» na cimeira do G20. Estão a ser debatidos «cenários hipotéticos» levantados pelo referendo anunciado pelo primeiro-ministro helénico, Georges Papandreou. O Presidente dos EUA, Barack Obama, já veio hoje dizer que «ainda falta definir detalhes» do plano de resgate

O Governo grego corre o risco iminente de colapso, já que há cada vez mais vozes dissonantes dentro do Executivo no que toca à decisão de Georges Papandreou avançar com a consulta popular. 

Na noite de quarta-feira, França e Alemanha fizeram um ultimato à Grécia: terá de decidir, no referendo de 4 de Dezembro, se quer permanecer na Zona Euro.

Nicolas Sarkozy e Angela Merkel decidiram congelar as ajudas financeiras, enquanto Atenas não aplicar o plano de resgate acordado no final de Outubro.

Extraído do sítio da revista Exame Expresso - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário