27 fevereiro 2013

PAPA RECONHECE MOMENTOS DIFÍCEIS DURANTE SEU PONTIFICADO


Na Praça de São Pedro, Bento 16 faz última aparição pública frente a milhares de fiéis e afirma que "Deus não deixará afundar" a Igreja, mesmo em "águas agitadas".

O papa Bento 16, de 85 anos, fez sua última aparição pública como líder máximo da Igreja Católica nesta quarta-feira (27/02), na Praça de São Pedro, no Vaticano, diante de uma multidão de fiéis vindos de várias partes do mundo.

Em seu pronunciamento durante a audiência geral, o Papa reconheceu que houve turbulências durante os seus oito anos de pontificado, mas afirmou que "Deus não deixará afundar" a Igreja, mesmo em "águas agitadas".

"Houve momentos difíceis, durante os quais as águas estavam agitadas e o vento era contrário, como em toda a história da Igreja, e em que o Senhor parecia dormir. Mas sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas é a barca de Deus e ele não a deixará afundar", sublinhou.

Mais de cem mil pessoas compareceram à última grande aparição pública de Bento 16, que foi transferida para a Praça de São Pedro devido ao grande afluxo de fiéis. Antes do pronunciamento, o Papa percorreu a praça no Papamóvel. Bento 16 despediu-se com calma dos presentes, abençoando crianças e procurando contato com os peregrinos. Os fiéis balançaram cartazes de agradecimento e bandeiras. Diversos cardeais participaram da cerimônia.

Último aceno

Milhares de pessoas despedem-se do Papa
O Papa agradeceu a todos aqueles que demonstraram respeito e compreensão no último 11 de fevereiro, por ocasião do anúncio de sua renúncia. Ele afirmou ter tomado a decisão "com serenidade" e tendo em vista o bem-estar da Igreja. "Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e excepcionalidade, mas também com grande serenidade de alma", afirmou.

Bento 16 deixa o comando da Igreja Católica na noite desta quinta-feira. Ele será então levado de helicóptero para a residência papal de verão do Vaticano, em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma. A última ação pública de Bento 16 será um aceno de despedida, por volta de 17h30 desta quinta-feira, aos fiéis da diocese de Albano, a partir da residência em Castel Gandolfo.

Vaticano planeja era pós-Bento 16

Enquanto isso, o Vaticano se prepara para a escolha do próximo pontífice. Na próxima semana, a assembleia de cardeais irá se reunir, em preparação para a eleição do próximo Papa, em março, afirmou o porta-voz Federico Lombardi.

Há especulações de que o próximo líder religioso católico poderá ser um não europeu. "Posso bem imaginar que venha agora um Papa de outro continente. Somos uma Igreja do mundo", afirmou o arcebispo de Freiburg, Robert Zolltisch, presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha.

Extraído do sítio Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário