19 fevereiro 2013

CHÁVEZ VOLTA À VENEZUELA APÓS DOIS MESES DE TRATAMENTO EM CUBA

"Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigado meu Deus!! Aqui continuaremos o tratamento", escreveu o presidente.

O presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou nesta segunda-feira (18/02) que desembarcou em Caracas, mais de dois meses após de uma cirurgia em Havana para combater um câncer. A volta acontece três dias após a divulgação das primeiras fotos de Chávez após a realização de uma cirurgia contra um câncer em Cuba.

"Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigado meu Deus!! Obrigado Povo amado!! Aqui continuaremos o tratamento", anunciou a conta do presidente venezuelano em sua conta no Twitter.


"Obrigado a Fidel, a Raúl e a toda Cuba!! Obrigado a Venezuela por tanto amor!!", escreveu Chávez também na rede social. A chegada do presidente foi às 2h30 no horário local, segundo a página de Chávez no Facebook. "Sigo aferrado a Cristo e confiante em meus médicos e enfermeiras. Até a vitória sempre!! Viveremos e venceremos!!".

O presidente foi internado no hospital militar de Caracas, informou Jorge Arreaza, genro do chefe de Estado e ministro da Ciência e Tecnologia, segundo a agência France Presse. "O presidente já se encontra em seu quarto no Hosp. Militar Dr. Carlos Arvelo em Caracas, disposto a seguir com seus tratamentos", escreveu Arreaza.

Simpatizantes de Chávez se concentraram do lado de fora do hospital onde o presidente foi internado, em Caracas

O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, expressou a "felicidade absoluta" com o retorno de Chávez a Caracas. "Um dia como hoje, 18 de fevereiro do ano 2013, temos felicidade absoluta porque o comandante Chávez está aqui, na pátria venezuelana", afirmou Maduro ao canal oficial VTV.

"Sobre o estado de saúde de Chávez iremos informando no decorrer do dia, destos dias que estão por vir, já daremos detalhes", completou. Maduro explicou que Chávez é acompanhado por vários parentes, como irmão e governador do estado de Barinas, Adán Chávez, uma das filhas do presidente, Rosa Virginia, e a "equipe de médicos" que trata o presidente.

De acordo com o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, Chávez deu instruções para sua volta há dois dias, em encontro com Havana com membros do gabinete e o irmão, Adán. "Há dois dias mandei uma mensagem pelo Twitter onde dizia que iria a Cuba porque o presidente iria nos dar orientações e essas orientações tinham a ver com seu retorno à Venezuela", contou Cabello em entrevista à VTV.

Cabello anunciou que um espaço do hospital será reservado para que as pessoas possam demonstrar apoio ao presidente, mas sem atrapalhar o atendimento médico, que prossegue. "É inevitável que o povo se concentre e esteja feliz", disse.

Capriles

O líder da oposição venezuelana Henrique Capriles deu as boas-vindas ao presidente pediu que esse retorno acrescente "sensatez" a seu governo, em mensagens publicadas no Twitter. "Bom dia, lendo a notícia de que o presidente retornou, seja bem-vindo à Venezuela, tomara que seu retorno gere sensatez em seu governo", publicou Capriles.


O governador do Estado de Miranda, que perdeu as eleições presidenciais para Chávez em 7 de outubro do ano passado, acrescentou: "Que o retorno do presidente signifique que o Sr. Maduro e os ministros comecem trabalhar, há milhares de problemas a serem resolvidos".

Tratamento

O presidente, de 58 anos e desde 1999 no poder, viajou em 10 de dezembro para Cuba para a quarta cirurgia contra o câncer. O governo venezuelano havia divulgado na sexta-feira as primeiras imagens de Chávez durante a recuperação, nas quais aparecia sorridente no hospital ao lado das duas filhas mais velhas.

Durante mais de dois meses, o governo venezuelano divulgou frequentemente boletins curtos sobre seu estado de saúde. Na última informação divulgada, sexta-feira, o governo destacava que Chávez respirava por uma cânula traqueal que dificultava temporariamente a fala. Chávez foi reeleito em 7 de outubro de 2012 para um terceiro mandato de seis anos.

Devido ao tratamento, Chávez recebeu no início do ano, antes da data da posse - marcada para 10 de janeiro --, autorização da Assembleia Nacional para permanecer quanto tempo fosse necessário em Cuba. O TSJ (Tribunal Superior de Justiça) venezuelano corroborou a decisão dos deputados. Agora, a expectativa é a de que Chávez formalize em breve seu segundo mandato.

Se optar por seguir à frente da Presidência, como até agora tem feito, o vice-presidente Nicolás Maduro é quem continuará liderando o governo, assumindo funções que podem ser delegadas por Chávez. Se decidir renunciar para continuar com o tratamento médico, novas eleições devem ser convocadas num prazo de 30 dias.

* Com informações da AVN (Agência Venezuelana de Notícias), TeleSur, France Presse e BBC Brasil.

Extraído do sítio Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário