20 fevereiro 2013

"LA STAMPA" REVELA PROBLEMAS DE SAÚDE DE BENTO XVI

Papa Bento XVI Fotografia © Kai Pfaffenbach - Reuters

A tensão irregular do Papa já não lhe permite andar de avião, quase não vê da vista esquerda e fica cansado muito rapidamente. As revelações são de Marco Tosatti, especialista em assuntos do Vaticano.

Os problemas de saúde de Bento XVI agravaram-se nos últimos anos e agora os seus médicos não aconselham viagens de avião, revelou esta quarta-feira ao jornal italiano "La Stampa" Marco Tosatti, especialista em assuntos do Vaticano, explicando assim a resignação do Sumo Pontífice.

"Reli as minhas notas dos últimos anos sobre a saúde do Papa, depoimentos que recolhi dos seus familiares e que prometi não revelar enquanto Bento XVI ocupasse o cargo, mas agora a sua resignação libertou-me desse compromisso", explicou.

Há dois anos que o Papa "não consegue dormir à noite, mas recusa tomar tranquilizantes", escreve o jornalista, que revela assim porque é que o Papa parece sempre tão cansado.

O médico pessoal do Papa indicou que Joseph Ratzinger pode continuar as suas atividades com a condição de "manter a sua tensão sob controlo". Segundo Marco Tosatti, "neste momento o principal problema de Bento XVI é a sua tensão irregular e por isso os médicos alertaram para se ter muita atenção a isso, aconselhando o Papa a passar o menos tempo possível a bordo de aviões".

"Foi dito ao Papa que a sua presença nas Jornadas Mundiais da Juventude, no Rio de Janeiro (prevista para 23 a 28 de julho de 2013) devia ser cancelada por motivos de saúde", disse Tosatti. O jornalista revela ainda que Bento XVI "quase não vê do olho esquerdo" e que nas suas viagens, quando dorme fora do Vaticano, "cai da cama muitas vezes quando esta é muito pequena". Segundo Marco Tosatti, o Papa "fica cansado muito rapidamente e tem uma enorme dificuldade em se levantar de manhã, chegando a dormir nove horas seguidas quando tem a agenda muito preenchida".

Tosatti afirma que Bento XVI tem vindo a sofrer de "uma deterioração progressiva do seu estado de saúde e da sua energia", o que, afirma, "justifica plenamente a sua decisão de resignar".

Extraído do sítio Diário de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário