05 março 2012

ELEIÇÕES 2012: VITÓRIA DE PUTIN NO PRIMEIRO TURNO - Igor Siletskiy

O candidato Vladimir Putin venceu as eleições presidenciais no primeiro turno, segundo dados preliminares após o processamento de quase 100 por cento dos votos. A luta principal se desenvolveu em torno do terceiro lugar, tendo o candidato independente Mikhail Prokhorov ultrapassado em mais de um por cento o líder do Partido Liberal Democrata (LDPR) Vladimir Jirinovski.

Foto: RIA Novosti
Vladimir Putin será presidente da Federação Russapela terceira vez . Após a contagem de mais de 99 por cento dos votos, quase 64 % dos eleitores votaram no candidato da Rússia Unida. Em segundo lugar ficou o comunista Guennadi Ziuganov com 17,2 %, o empresário Mikhail Prokhorov obteve 7,8%, o líder do LDPR Vladimir Jirinovski conseguiu6,23 %. O presidente da Rússia Justa Serguei Mironov foi o último dos cinco candidatos, com apenas 3,85 %.

O chefe da Comissão Eleitoral Central (CEC) Vladimir Churov comentou os primeiros resultados em uma conferência de imprensa especial.

“Após a contagem de mais de 99 por cento dos votos, a afluência às urnas foi de 65,3 %, cinco por cento mais do que nas eleições parlamentares de 5 de dezembro de 2012. Parabéns a todos os eleitores da Rússia por este número muito bom. Segundo dados preliminares, Vladimir Putin recebeu 45,109,000 votos. Isto é 65,75 % de todos os que vieram votar”.

Os apoiantes de Vladimir Putin se reuniram, como o previsto, em um comício. Mais de 100 mil pessoas vieram à praça Manejnaya em Moscou. Pouco depois do anúncio dos resultados preliminares, o próprio candidato se juntou a eles. Vladimir Putin se dirigiu a seus apoiantes dizendo que estas eleições foram um teste de maturidade política, autonomia e independência para a Rússia.

“Queridos amigos! Antes de mais nada, eu quero agradecer a todos os cidadãos da Rússia que participaram na eleição do Presidente da Federação Russa. Agradecimentos especiais, é claro, para aqueles que se reuniram hoje aqui, em Moscou. Para todos os que nos apoiam em todos os cantos de nossa Pátria imensa e vasta. Obrigado a todos que disseram “Sim!” a uma Rússia grande. Eu perguntei a vocês uma vez: “Vamos ganhar?”

– SIM!

- Nós ganhamos!

– HURRA!

- Nós ganhamos em uma luta aberta e honesta.

– Putin!”

Na sede do candidato do Partido Comunista Guennadi Ziuganov, ainda antes do encerramento da última seção eleitoral, já se falava de “violações maciças” durante a votação. O próprio líder comunista, logo após terem sido anunciados os primeiros resultados preliminares, disse que não reconhecia as eleições nem como honestas, nem como justas, nem como decentes.

No entanto, seus adversários não concordam com essa avaliação, assim como a maioria dos observadores. Até mesmo a associação pública Golos (A Voz), conhecida por suas críticas às eleições parlamentares de dezembro, não questiona a vitória de Vladimir Putin no primeiro turno, embora fale de discrepâncias entre seus dados e os dados provenientes da CEC. Observadores internacionais ficaram particularmente impressionados com a transmissão direta da votação através de câmeras web. Esta tecnologia pode se tornar um modelo para muitos países ocidentais e para a UE em geral.

Serguei Mironov tão pouco encontrou problemas na organização da votação. O candidato da Rússia Justa acredita que a eleição foi muito mais calma do que a campanha das eleições parlamentares de dezembro. O líder do partido liberal-democrata Vladimir Jirinovski, comentando os resultados da votação, também não expressou grandes queixas. O candidato auto-promovido Mikhail Prokhorov, que ficou em terceiro lugar, confirmou a sua intenção de “entrar na política a sério e para ficar”. Vladimir Putin conseguiu falar com seus outros adversários – Vladimir Jirinovski e Serguei Mironov – que deram os parabéns ao político pela vitória nas eleições. Acrescentemos que a Comissão Eleitoral Central divulgará os resultados oficiais das eleições presidenciais na Federação Russa até 16 de março.

Extraído do sítio da Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário