(Prensa Latina) O presidente Raúl Castro afirmou hoje que Cuba fica honrada de receber ao papa Bento XVI, a quem lhe ofereceu suas boas-vindas para uma visita pastoral de três dias aqui em Havana.
Cuba o recebe com respeito e carinho, assinalou o estadista no aeroporto Antonio Maceo desta cidade, a mais de 900 quilômetros no leste da capital do país.
Encontrará um povo solidário e instruído, que se propôs atingir toda a justiça e tem feito grandes sacrifícios, explicou Raúl Castro ao reiterar que a potência mais poderosa da história tem pretendido despojar a seu país do direito à liberdade e a paz.
Com princípios éticos o povo cubano tem envidado esforços sabendo que exercemos também um direito legítimo quando seguimos o nosso próprio caminho, explicou o Chefe de Estado respeitante à hostilidade dos Estados Unidos.
Catorze anos depois que João Pablo II nos visitasse, acrescentou, o bloqueio persiste e inclusive endureceu no ramo financeiro.
A nação, expressou, continua a mudar consoante às mais altas aspirações do povo cubano e com sua livre participação nas decisões transcendentais , incluídas as econômicas e sociais, que em quase todo mundo são patrimônio de limitadas elites políticas.
Raúl Castro significou que a recente peregrinação da imagem da Virgem da Caridade do Cobre por todo o país adquiriu um grande significado ao unir ao povo, tanto ao crente quanto ao não crente.
Ao referir às relações com a Santa Se recordou que se desenvolveram sem interrupção durante 76 anos, baseadas no respeito mútuo e a coincidência em assuntos vitais para a comunidade internacional.
Vossa Santidade poderá se dirigir a um povo de convicções profundas que lhe escutará atencioso e com respeito. Em nome da nação dou-lhe a mais calorosa boas-vindas, concluiu.
Bento XVI oficiará esta tarde uma missa na praça da Revolução Antonio Maceo e amanhã percorrerá o Santuário da Virgem antes de partir para Havana, onde se entrevistará com o mandatário cubano e oferecerá sua segunda homilia da viagem a Cuba.
Extraído do sítio da Agência Prensa Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário