09 março 2012

MIRO: MANIPULAÇÃO E INTRIGA NA MORTE DE HERZOG - Brizola Neto

O deputado Miro Teixeira, do PDT, obteve e divulgou no site Lei dos Homens uma foto e uma carta que mostram que o “suicídio” do jornalista Vladimir Herzog, nos cárceres do DOI-Codi paulista, além de uma manipulação grosseira serviu, também, para intrigas e disputas de poder dentro do aparelho repressivo da ditadura.


Na foto, fica evidente a montagem da cena. O ponto onde o cinto que alegadamente teria produzido o enforcamento estava fixado numa altura inferior à estatura do jornalista, mas havia, além de uma cadeira – que já aparece na foto oficialmente divulgada - barras de grade a uma altura bem superior, o que certamente seria usado por alguém que tivesse a intenção de se suicidar.

Mas é a carta que comprova que o assassinato de Herzog serviu para a disputa que se travava nos porões do regime. Nela, o general Newton Cruz, à época chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações, encaminha ao chefe do SNI, o futuro presidente João Baptista Figueiredo, um panfleto que usava esta foto – jamais publicada nos jornais e, portanto, obtida diretamente dos registros dos procedimentos internos da repressão sobre o caso – onde ele, Cruz, é chamado de “traidor” e “cachaceiro”, além de “convidado” a enforcar-se também.

Newton Cruz afirma que o fato da foto ter sido retirada da documentação secreta, “até prova em contrário, o meu detrator ou os meus detratores pertencem ao CIE (Centro de Informações do Exército, órgão criado por Costa e Silva para fazer o trabalho mais “sujo”) ou – e ele acrescenta à mão, provavelmente para não dar conhecimento ao datilógrafo – da própria Agência Central do SNI, que ele chefiava.

Ao encaminhar o panfleto com a reprodução da foto não divulgada, Cruz tem o cuidado de assinalar a rubrica (ilegível) do responsável pela montagem do inquérito, dando a entender que seu nome tinha alguma significação especial.

É esse tipo de crime que o nosso Supremo Tribunal Federal considerou fora de possibilidades de uma investigação criminal. Mas que, em boa hora, as iniciativas do Ministério Público e, sobretudo, a Comissão da Verdade vão ter a missão de aclarar, em toda a sua brutalidade e crueza, ante os olhos do povo brasileiro.

Extraído do sítio Tijolaço de Brizola Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário