06 dezembro 2011

SÓCRATES, DOUTOR EM FUTEBOL E DO MUNDO II

A trajetória do jogador Sócrates transcende o mundo futebolístico. Sua formação acadêmica, suas posições políticas, suas atitudes, sua liderança só realçam ainda mais sua vitoriosa carreira como jogador, tanto quanto seu estilo singular de movimentar-se nos gramados, seus belos gols e seus inconfundível e eficazes "toques de calcanhar". Por isso, cito algumas manifestações de personalidades, das mais diversas áreas, demonstrando o quanto sua figura fará falta e ter saudades.

A presidenta Dilma Rousseff, em nota oficial de pesar, lamentava o falecimento do ex-jogador, classificado por ela como “gênio do futebol”, com “toques sofisticados” em campo, o doutor Sócrates foi um campeão da cidadania, atuante politicamente, preocupado com seu povo e seu país." O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo divulgou nota oficial no site do Ministério lamentando a morte de Sócrates

Também o ex-presidente e amigo Lula emitiu nota, lamentando a perda do amigo e ressaltando "a contribuição generosa de Sócrates para o Corinthians, para o futebol e para a sociedade brasileira que jamais será esquecida". 

A CBF, entidade máxima do futebol brasileiro, divulgou em seu site, nota onde relaciona todas as 63 partidas em que atuou pela seleção, quando marcou 25 gols, e também determinou a realização de um minuto de silêncio em todas as partidas da última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. 


Seu ex-clube na Itália, a Fiorentina, antes da partida pelo Campeonato Italiano contra o Roma, também o homenageou com um minuto de silêncio, além de colocar em seu site nota de pesar pelo passamento de seu ex-jogador.  




Em nota oficial em seu site, com o título, "Adeus, Sócrates" o Corinthians reverencia seu ex-atleta e lamenta sua morte. O clube São Paulo também divulgou nota em seu site.


Em Ribeirão Preto, cidade onde iniciou sua carreira no futebol no Botafogo e onde foi enterrado, a  prefeita decretou luto oficial por três dias. O Botafogo Futebol Clube também emitiu nota e decretou luto.

Seu amigo e companheiro de seleção e no Flamengo, Zico, em seu site: "jogando bola é difícil descrever tamanha classe, categoria e a inteligência extrapolou os campos de futebol. Além de médico, sempre foi engajado politicamente nas causas que acreditava. Era leal, obstinado, íntegro e sincero."

O amigo e jornalista Ricardo Kotscho também relembra, em seu blog, passagem com Sócrates durante a Copa do Mundo de 86, no México. O jornalista Mino Carta, editor-chefe de Carta Capital, escreve em sua coluna: "Sócrates, grande, impagável companheiro, mais único do que é raro."

O escritor uruguaio, e apaixonado por futebol, Eduardo Galeano, também manifestou-se em seu blog sobre Sócrates: "Pero el ídolo es ídolo por un rato nomás, humana eternidad, cosa de nada; y cuando al pie de oro le llega la hora de la mala pata, la estrella ha concluido su viaje desde el fulgor hasta el apagón. Está ese cuerpo con más remiendos que traje de payaso, y ya el acróbata es un paralítico, el artista una bestia".

O amigo e comentarista esportivo Álvaro José, o define como: "Magrão, doutor, gênio... Qualquer definição é válida quando falamos de Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira", em seu blog.

Inúmeros atletas de outros esportes, tais como Oscar  Schmidt (aqui) e Magic Paula (aqui), realçam em blogs e entrevistas a importância e a trajetória do craque.

O amigo e sociólogo Adilson Monteiro Alves, pai do atual diretor cultural do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, foi diretor de futebol do clube durante o período que ficou conhecido como a "Democracia Corintiana", liderada entre os atletas por Sócrates, narra em entrevista algumas passagens, e diz: "O que nós fizemos de diferente na ‘Democracia Corintiana' foi não esconder que a gente gostava de cerveja."

Ex-companheiros de Corinthians, como Basílio, Ataliba e Zé Maria, lamentaram a perda do amigo em entrevista, assim como Renato Gaúcho, seu parceiro na seleção brasileira de 86, diz que sua morte "tira o brilho da última rodada do campeonato brasileiro." O ex-atacante Ronaldo, também manifestou-se pelo twiter, ontem pela manhã: "O dia começou triste. Descanse em paz Dr. Sócrates...". Também pelo Twiter, Robinho, Elano e o holandês Van Persie manifestaram-se, e ainda Neymar, Rivaldo, Luis Fabiano, Denílson, Zetti, Falcão do futsal, o ex-tenista Gustavo Kuerten e Hélio Castro Neves, da F-Indy.


O amigo e atual presidente do River Plate Daniel Passarella também manifestou-se"Com profunda tristeza recebi hoje a notícia do falecimento dessa grande personalidade, formidável jogador e meu amigo íntimo que foi Sócrates, com quem tive o prazer de compartilhar muitos momentos de alegria quando fomos companheiros na Fiorentina".


O seu irmão e ex-jogador Raí, disse em entrevista ontem à tarde, que morte de Sócrates já era esperada, por conta de seu estado de saúde. Seu ex-colega de Corinthians, Wladimir, em entrevista lamentou, contou passagens e disse"Ele era um ídolo para o grupo e uma perda significativa para a torcida corintiana. Tive até briga com ele. Na época em que jogávamos juntos, ele propôs bicho mesmo para os que não estavam concentrados, algo que eu não concordava. Mas na votação ele levou a melhor". 


O ex-jogador e atual comentarista esportivo Casagrande, seu colega de Corinthians e seleção colocou em sua coluna: "Confesso que te amei".  


O COB, Confederação Olímpica Brasileira, também manifestou-se por seu site. O ex-jogador e agora treinador de futebol  Falcão definiu a morte do amigo como "coisa do destino" e enalteceu as qualidades do ídolo corintiano. O atual presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite também se manisfestou, definindo-o como "ícone da democracia e da livre expressão da opinião". Adversários também lamentaram a perda, como os italianos Paolo Rossi e Dino Zoff, além do ex-técnico da seleção italiana Arrigo Sachi.


Descanse em paz, Doutor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário