23 dezembro 2011

TRI INVICTO: CONQUISTA INÉDITA COMPLETA 32 ANOS



No dia 23 de dezembro de 1979, o Internacional encerrou uma campanha jamais repetida por outro time no Campeonato Brasileiro. Ao vencer o Vasco da Gama por 2 a 1 no Beira-Rio, o time treinado por Ênio Andrade conquistou o tricampeonato brasileiro de forma invicta.

Em 23 jogos, o Colorado venceu 16 e empatou sete. Não houve derrota. Foram 40 gols marcados e 13 sofridos em uma trajetória espetacular pelo Brasil.

A terceira estrela selou uma década de glórias do Inter, que além dos três títulos nacionais (75, 76 e 79), também foi marcada pelo octacampeonato gaúcho (venceu todos os regionais de 1969 a 1976). A irretocável conquista no fechamento dos anos 70 é até hoje motivo de orgulho para a maior e melhor torcida do Rio Grande. Dia 23 de dezembro para sempre será o dia do Tricampeonato Invicto!

Fórmula de disputa

O Brasileirão de 1979 começou com 80 clubes disputando o título. Na primeira fase, eles foram dividos em oito grupos, com jogos em turno único dentro de cada grupo. Na segunda fase, os 44 classificados da fase anterior juntaram-se a outros 12 times (seis do Rio de Janeiro e seis de São Paulo) e foram divididos em sete grupos de oito clubes. Os dois primeiros de cada chave avançaram para a terceira fase, que teve os 14 classificados, mais o Guarani e Palmeiras, campeão e vice-campeão da edição de 1978, respectivamente. Assim, foram 16 clubes divididos em quatro grupos de quatro equipes. Apenas o primeiro colocado de cada grupo passou à semifinal.

Clássicos até o título

Para erguer pela terceira vez a taça do Brasileirão, o Inter teve que superar tradicionais equipes do futebol nacional. Na terceira fase, teve o Cruzeiro no seu grupo, reeditando a final de 1975. O jogo, disputado no Mineirão, foi vencido por 3 a 2 pelo Colorado, com gols de Valdomiro, Falcão e Zezinho (contra).

Já nas semifinais, o Inter teve o Palmeiras pela frente. E mais uma vez mostrou força fora de casa ao vencer no Morumbi por 3 a 2, com gols de Falcão (2) e Jair. Na partida de volta, no Beira-Rio, o empate em 1 a 1 garantiu a vaga na grande final.

Duas vitórias sobre os cariocas

A decisão do título colocou frente a frente Inter e Vasco da Gama. O primeiro encontro foi no dia 20 de dezembro, no Maracanã. O reserva Chico Spina atuou no lugar de Valdomiro e teve participação decisiva na capital carioca: marcou dois golaços e assegurou boa vantagem para o duelo de volta.

Inter enfrentou o Vasco na final do Campeonato Brasileiro de 1979
Três dias depois, o Beira-Rio – assim como fora nas finais de 75 e 76 – lotou para mais uma partida histórica. Com 'fome de título', o Inter foi para cima da equipe de São Januário. Jair e Falcão fizeram 2 a 0, um gol em cada etapa. Wilsinho ainda descontou, mas o placar servia para o Colorado ser campeão brasileiro pela terceira vez em cinco anos.

Ficha da final

Internacional 2x1 Vasco da Gama
23/12/1979 - Beira-Rio

Internacional: Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Cláudio Mineiro; Batista, Falcão, Jair; Valdomiro (Chico Spina), Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade.

Vasco da Gama: Leão; Orlando, Ivan, Gaúcho, Paulo César; Zé Mario, Paulo Roberto (Xaxá), Paulinho (Zandonaide); Catinha, Roberto e Wilsinho. Técnico: Oto Glória.

Gols: Jair, Falcão (I) e Wilsinho (V).

Árbitro: José Favilli Neto.

Em pé: João Carlos, Benitez, Mauro Pastor, Falcão, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro. Agachados: Valdomiro, Jair, Bira, Batista e Mário Sérgio.







Extraído do sítio do Sport Club Internacional 


Nenhum comentário:

Postar um comentário