16 dezembro 2011

LUTA DE 18 ANOS CHEGA AO FIM: RÚSSIA ENTRA PARA A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO

Após 18 anos de reivindicações, a Rússia foi formalmente admitida como país-membro da Organização Mundial do Comércio nesta sexta-feira, 16.

OMC aprovou, em sua sede em Genebra, na Suíça, o ingresso da única grande economia mundial que não fazia parte da entidade
O governo russo entregou à OMC o protocolo assinado com seu pedido formal de acesso, o único documento que restava apresentar para que a Rússia, até então a única grande economia fora da Organização Mundial do Comércio, fosse aceita na entidade.

Em 16 de junho de 1993, a Rússia apresentou o seu primeiro pedido de admissão na OMC. Desde então, sucederam-se o que pareceu aos governos russos intermináveis discussões jurídicas, políticas e diplomáticas para que o país fosse aceito na entidade (o caminho foi dificultado pelo conflito com a Geórgia).

A partir desta sexta-feira, a Rússia terá 220 dias para completar o processo de ratificação do ingresso, que entrará em vigor, no mais tardar, em 23 de julho de 2012.

O processo de ratificação tem exigências adicionais como a aprovação pelo parlamento e a posterior anuência do governo russo. Novamente assinado pelo Presidente da Rússia, o documento retornará à Organização Mundial do Comércio para a consolidação da entrada do país na OMC.


Extraído do sítio Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário