12 dezembro 2011

CHINA TERÁ MAIOR ABERTURA AO EXTERIOR, DIZ PRESIDENTE HU JINTAO

O presidente chinês, Hu Jintao, disse que o país vai continuar persistindo no caminho de reformas e abertura. A afirmação foi feita hoje (11) pela manhã no Grande Palácio do Povo, durante o fórum de alto nível sobre o 10º aniversário da integração da China na OMC. A estratégia de abertura será mais ativa e ampliada para novas áreas e haverá um aperfeiçoamento nos processos, para que sejam mais adapdáveis a uma economia voltada ao exterior. Ele recordou a trajetória do país ao longo dos dez anos na entidade:

"Após a adesão à OMC, a China tem persistido no cumprimento de seus deveres, além de gozar seus direitos. As conquistas próprias sempre se combinam com o desenvolvimento mundial. O país converteu os desafios em oportunidades e participou da cooperação e competição internacionais em uma envergadura maior e em um nível mais alto."

A China, apesar de ter passado por 30 anos de desenvolvimento rápido, continua sendo o maior país em desenvolvimento, com desafios econômicos e sociais pela frente. Sobre a nova realidade, o presidente chinês acredita em uma abertura mais ativa para todo o mundo.

"Vamos dar o mesmo peso à importação e à exportação e tratar como uma das prioridades, a ampliação ativa da importação, a fim de promover o equilíbrio de receita e despesa internacional. Vamos também aprimorar as políticas de incentivo e reduzir os custos de importação."

O secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento, Pascal Lamy, congratulou os dez anos da China na OMC e disse acreditar que a experiência chinesa vai inspirar outros países em desenvolvimento.

Extraído do sítio CRI Online - Rádio Internacional da China

Nenhum comentário:

Postar um comentário