02 dezembro 2011

REUNIÃO DA CELAC ABRE SUAS PORTAS HOJE EM CARACAS

Caracas, 2 dez (Prensa Latina) O encontro para a fundação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) começa hoje no Forte Tiuna, no sudeste desta capital, com a participação dos governantes de 33 países do subcontinente.



No evento, realizado hoje e amanhã, os chefes de Estado e de Governo aprovarão a Declaração de Caracas, bem como um Plano de Ação para 2012 e os estatutos e procedimentos do bloco, além de 18 comunicados sobre os mais diversos temas.

A conformação da Celac será um momento histórico, opinou Luís Almagro, ministro de Relações Exteriores do Uruguai, quem assistiu aqui à reunião de ministros latino-americanos e caribenhos que trabalhou desde segunda-feira passada na preparação dos documentos que serão apresentados aos mandatários.

Pela primeira vez um organismo multilateral reúne os países da América Latina e do Caribe "para desenhar um projeto estratégico, discutir seus próprios temas e marcar suas políticas", agregou Almagro, e afirmou que seu funcionamento dependerá de sua capacidade para "crescer a partir da diversidade e das diferenças".

Por sua vez, o vice-ministro cubano de relações exteriores Abelardo Moreno, afirmou que a Celac não pretende converter-se em um bloco excludente nem isolado, mas sim todo o contrário.

Servirá - explicou - para articular ao resto do mundo as posições conjuntas de uma região interessada em combater a desigualdade social e promover o desenvolvimento e a integração solidária de todos seus membros.

Paralelamente à reunião da Celac, se efetuará amanhã aqui o VIII Conselho Ministerial da Petrocaribe, um Acordo de Cooperação Energética promovido pela Venezuela e do qual se beneficiam 14 países da região.

Assim mesmo, para o sábado está prevista uma reunião de máximo nível da União de Nações Sul-americanas (Unasul), na qual serão abordados temas de grande importância para os países da área.

São temas muito pesados, de muito calibre, opinou ontem a colombiana María Emma Mejía, secretária geral de Unasul.

Mas todos os olhares estarão dirigidos para a reunião da Celac, que surgirá este fim de semana da fusão da Comunidade da América Latina e Caribe (CALC) e o Grupo de Rio, na construção de um autêntico mecanismo de integração regional.

"Que 33 chefes de governo se reúnam em qualquer parte é por si uma boa notícia, mas esta reunião de 33 Chefes de Estado na Venezuela Bolivariana, é bem mais que isso, é o nascimento de um gigante da esperança", afirmou ontem sobre a reunião da Celac um influente diário de Caracas.


Extraído do sítio Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário