O debate de hoje no Senado francês sobre o direito de voto dos estrangeiros nas eleições municipais é uma das principais manchetes dos jornais desta quinta-feira, 8 de dezembro.
Imprensa francesa desta quinta-feira destaca o debate no Senado sobre o direito de voto aos estrangeiros. Flickr/quelquepartsurlaterre
|
Os estrangeiros têm o direito de votar, escreve o diário comunista L'Humanité. É uma escolha democrática decisiva, afirma o jornal, embora a direita seja contra de uma forma virulenta. L'Humanité diz que o voto dos estrangeiros é uma tendência mundial na atualidade, citando o exemplo de países como Argentina, Chile e Dinamarca, adeptos da medida.
Libération publica o retrato de seis estrangeiros residentes de longa data na França, provenientes de várias regiões do mundo, que desejam votar mas se veem impedidos pela lei. O jornal progressista lembra que 61% dos franceses são favoráveis ao direito de voto dos estrangeiros não europeus nas eleições municipais. Libération retoma a frase dita pelo presidente Nicolas Sarkozy, em 2005, antes de virar a casaca. Sarkozy afirmou na época que não era normal um estrangeiro em situação regular, que trabalha, paga impostos e mora na França há mais de dez anos não ter o direito de votar nas municipais.
O diário conservador Le Figaro dá voz ao presidente francês, que explica sua mudança de posição. Sarkozy considera o debate no Senado deslocado. Precisando atrair votos da extrema-direita, Sarkozy declara que dar aos estrangeiros o direito de votar é estimular o comunitarismo e oportunismo eleitoral da esquerda.
Extraído do sítio da Radio França Internacional - RFI
Extraído do sítio da Radio França Internacional - RFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário