O rio Pinheiros, para quem não sabe, é um dos rios que atravessam a capital paulista, e por lá desemboca no Tietê – aliás, é tão sujo quanto este. Para felicidade dos ambientalistas, sanitaristas e populares em geral, acaba de ser descoberta a grande fonte de poluição desse importante rio: o jornalismo de esgoto a céu aberto da Veja, da editora Abril.
Já há muito se desconfiava dos motivos pelos quais os proprietários dessa editora resolveram construir sua sede justamente em local tão pouco aprazível. A conclusão a que agora se chega é de que o edifício se presta apenas para esconder, com uma bela fachada, os negócios escusos da editora. Por exemplo, escolher a dedo uma pessoa que deve milhões à União por ter desviado dinheiro público para difamar o ministro da pasta responsável pela coordenação da copa e das olimpíadas. De quebra, ainda atacar o Partido Comunista, ao qual é filiado esse ministro. Tentam afogar dois coelhos num canal de esgoto só.
Na verdade, não surpreende. É a mesma revista que tentou invadir o apartamento de José Dirceu. Sim, tentou não apenas ofender a honra e a imagem de muitas pessoas que não lhe agradam (inclusive o ministro do Esporte, Orlando Silva – PCdoB –, e o ex-ministro da casa civil José Dirceu – PT –, além, é claro, das muitas manipulações contra Lula), mas também tentou invadir a residência de um político que não lhe convém. Agora, a investida é contra outro político, que dirige um ministério, o do Esporte, que já tomou providências administrativas contra os que serviram de “fonte” à “reportagem”. O processo agora está no Tribunal de Contas da União para ser julgado e cobrado. Tudo estritamente de acordo com as normas legais, que podem ser conferidas no TCU e na CGU.
Não há mistério no que a Veja acaba de publicar. Além da história inverossívil, usam “fontes” totalmente parciais e suspeitas para contar sua “história” mentirosa. Os objetivos são igualmente claros: desinformar, atacar o governo, e atacar o PCdoB. Assunto encerrado?
Fonte: Sítio Notícias e Análises
Nenhum comentário:
Postar um comentário