15 fevereiro 2012

IRÃ PROMETE APOIAR RESISTÊNCIAS LIBANESA E PALESTINA CONTRA ISRAEL

Teerã, 15 fev (Prensa Latina) O Irã valorizou hoje como uma política essencial dar pleno apoio a movimentos de resistência na Palestina e no Líbano contra a ocupação israelense, ainda que o Ministério de Relações Exteriores voltou a afirmar não ser responsável por recentes atentados a delegações sionistas.


O ministro Alí Akbar Salehi sublinhou que entre as prioridades da República Islâmica também está apoiar ao governo e povo da Síria, e suas legítimas demandas, perante a hostilidade de potências ocidentais.

Salehi denunciou a intensificação de pressões contra os movimentos de resistência islamistas Hamas, que opera na Faixa de Gaza, e Hezbollah (Partido de Deus), que faz parte do governo no Líbano, devido a acontecimentos regionais e mundiais.

Sublinhou "a principal política do Irã de exaustivamente apoiar a frente de resistência no Líbano e na Palestina", além da oposição rotunda de Teerã a qualquer interferência estrangeira nos assuntos internos da Síria.

O governo iraniano recordou que as autoridades de Damasco acusam "marginais, saboteadores e grupos terroristas armados" de serem responsáveis pela violência, e ratificou que está convencido de que essas bandas "estão sendo orquestradas a partir do exterior".

Salehi opinou que os acontecimentos no Oriente Médio, como consequência de genuínas demandas dos povos e países, promoveriam o papel e a influência da frente de resistência, assim como da República Islâmica do Irã na região, e isso explica a atual hostilidade do Ocidente.

O chanceler iraniano também expressou nesta quarta-feira sua preocupação pela repressão a xiitas em Bahrein, em mensagens enviadas aos chefes da ONU, o Conselho de Segurança, a Organização de Cooperação Islâmica, a Liga Árabe, o Movimento Não Alinhados e a União Europeia.

Fontes oficiais indicaram que Salehi demonstrou preocupação pela alarmante situação que sofre o povo desse emirado devido à repressão da monarquia Al-Khalifa aos protestos pacíficos opositores e alertou dos efeitos de intervenções militares estrangeiras contra esse povo.

Em outra ordem, a chancelaria do Irã desmentiu alegações do governo de Israel relativas a que este país está por trás das explosões da terça-feira em Bangkok, capital de Tailândia, e reiterou que também não teve nada a ver com as ocorridas antes na Índia e na Georgia.

"Os agentes israelitas são com frequência os perpetradores de tais atos terroristas", apontou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, quem também condenou as explosões.

Extraído do sítio da Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário