11 fevereiro 2012

CRISTINA INFORMOU SOBRE A CHEGADA DE "ARMAS NUCLEARES" ÀS MALVINAS

A Presidenta Cristina Fernández de Kirchner, confirmou hoje que esta noite o ministro das Relações Exteriores Héctor Timerman, parte para Nova York para "amanhã fazer a apresentação nas Nações unidas pela militarização" e a chegada de "armas nucleares" às Ilhas Malvinas pelo Reino Unido.


Disse Cristina esta tarde na Casa do Governo, onde liderou uma cerimônia onde inaugurou obras públicas nas províncias de Misiones, Buenos Aires e Mendoza.

Neste contexto, a Chefe de Estado indicou que Timerman irá hoje à noite à Nova York para se reunir com o presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Kodjo Menan, para apresentar a queixa da Argentina contra "a militarização do Atlântico Sul que está sendo aplicada pelo Reino Unido ".

Durante seu discurso, a Chefe de Estado disse que medidas "aparentemente diferentes", como a inauguração de obras, indústrias e apresentação das Malvinas perante a ONU "conjuntamente, definem o projeto nacional e popular".

"Não há coisas grandes ou pequenas, há coisas", disse Cristina com respeito às obras, acrescentando que todas "significam inclusão".

"Inclusão é poder dormir e saber que não vai acontecer nada com você; poder assistir televisão sem pagar; inclusão é ter um emprego", listou.

Na primeira teleconferência, Cristina inaugurou a nova fábrica da empresa Cimentos Avellaneda, que exigiu um investimento de 85 milhões e que permitirá à empresa atingir uma produção de 2,5 milhões de toneladas por ano, a maior capacidade instalada no país.

Neste contexto, a presidenta disse que em termos de mineração deve-se "exigir qualidade ambiental" às empresas, mas também "responsabilidade sobre as propostas" dos que se opõem a esta atividade econômica.

Expressou ao manter um diálogo via teleconferência com um mineiro de Cimentos Avellaneda, chamado Antonio Domínguez, que pediu á presidenta que "deixem os mineiros trabalharem em paz", além de reclamarem pelos protestos de "pseudo-ambientalistas que se opõem à mineração".

A presidenta, ao dirigir-se ao trabalhador, descreveu suas palavras como "emocionais" e que respondem à "lógica do povo", e lamentou as posições anti-mineiras "dogmáticas e fechadas que resistem a qualquer discussão ou nuance".

O trabalhador estava se referindo a um bloqueio da rota La Alumbrera, em Catamarca, dizendo que "estava visando" os funcionários da mineração, por isso reclamou dizendo que "os mineiros possam trabalhar em paz".

"Nós vamos ter que discutir seriamente, devemos exigir às empresas qualidade ambiental, mas ao mesmo tempo responsabilidade global para as propostas" daqueles que se opõem à atividade, declarou.

Anteriormente, Cristina destacou o prefeito da cidade missioneira de Eldorado, Norberto Aguirre, como veterano das Malvinas, anunciando uma série de obras de drenagem juntamente com o governador Maurice Closs.

É uma grande honra contar com um verdadeiro veterano das malvinas. Aqueles que lutaram pela pátria, aqueles que não especulam e agridem", disse, referindo-se ao chefe do município, quem recentemente chegou ao seu 4° mandato em Eldorado.

A Presidenta aproveitou a oportunidade para reivindicar ao deputado José Maria Diaz Bancalari, observando que na terça-feira, após o anúncio das Malvinas, " sofreu um ataque covarde que nos faz lembrar a Ditadura, onde eram corajosos quando amarravam as pessoas e as agrediam pelas costas".

Anteriormente, Cristina inaugurou via teleconferências com os prefeitos das comarcas bonaerenses de Merlo e Ituzaingó e moradores desses distritos, um escoamento pluvial que percorre ambas as jurisdições.

Lá, a presidenta aproveitou a oportunidade para falar com uma moradora de Merlo, Monica, que agradeceu a obra de escoamento pluvial e disse que "há muitos anos estamos pedindo esta obra e só foi feita recentemente, quando veio Néstor (Kirchner) à presidência da Nação" .
Além disso, em diálogo com o governador de Mendoza, Francisco "Paco" Pérez, um centro esportivo para a cidade de General Alvear, obra com um investimento de mais de 120 milhões de pesos.

Finalmente, também em Olavarria, a presidenta deixou inaugurada uma nova antena para TV digital, dizendo que "já estamos cobrindo 65% da população com TV digital, aberta e gratuita".

Acompanharam a presidenta no palco o Chefe do Governo, Juan Manuel Abal Medina; o ministro do Interior, Florencio Randazz; do Trabalho, Carlos Tomada, e de Planejamento Federal, Julio De Vido.

Também participaram os Secretários Geral e jurídico e técnico da presidência Oscar Parrilli e Carlos Zanini, respectivamente: o titular da Anses, Diego Bossio; e o Secretário de Obras Públicas, José Lopez.

Também o vice-governador de Buenos Aires, Gabriel Mariotto; e o Chefe de Gabinete de Buenos Aires, Alberto Pérez, além de militantes da Juventude Peronista e convidados especiais.

No encerramento do evento, Cristina lembrou com emoção a Luis Alberto Spinetta, que morreu ontem, ressaltando que "pessoas como ele não morrem, apenas partem".

"Quando alguém pode testemunhar o que fez e o que realizou em seu trajeto pela vida, não morre, apenas parte. Tchau, Flaco, já nos encontraremos", disse Cristina, ao despedir-se claramente emociona.


Extraído do sítio da Telam

Nenhum comentário:

Postar um comentário