16 agosto 2012

PESQUISA DÁ 18 PONTOS DE VANTAGEM DE CHÁVEZ SOBRE CAPRILES


Restando um mês e meio para a eleição presidencial de 7 de outubro na Venezuela, o presidente Hugo Chávez tem 18 pontos de vantagem em relação ao principal candidato de oposição, Henrique Capriles, segundo enquete divulgada nesta quinta-feira (18/07) pela empresa Hinterlaces.

O presidente da Hinterlaces, Oscar Schemel, disse que, se as eleições fossem no próximo domingo, 48% dos eleitores apoiariam Chávez e, 30%, Capriles, enquanto 4% não apoiariam nenhum dos dois e 18% não responderam. Cerca de 88% dos entrevistados disseram estar seguros de seus votos.

"Hoje o quadro nos mostra que o presidente tem a primeira opção", informou Schemel em entrevista coletiva, ao apresentar o estudo, realizado entre 28 de julho e 5 de agosto, com 1.500 entrevistas efetuadas através de enquetes diretas e ligações telefônicas, com margem de erro de 2,7%.

Schemel explicou que o grupo dos que não responderam é formado por um "componente abstencionista muito significativo" e o restante se divide entre as duas opções. "Vemos um comportamento eleitoral muito estável, praticamente não houve movimentos significativos nos últimos meses, e os dois comandos de campanha deveriam prestar atenção nisso", acrescentou.

Em sua opinião, Capriles não sobe nas pesquisas porque "há problemas no discurso" e disse que as grandes mobilizações e o contato direto com a população que o candidato opositor faz são muito importantes. Nesse sentido, considerou que "a oposição subestimou o papel da comunicação, e a luta política é uma luta simbólica".

A pesquisa também mostrou que há "evidências" de que Capriles tenha melhorado seu discurso nesse sentido, mas continua sendo "muito racional e precisa de discurso moral e de visão que possa entusiasmar os setores populares".

Apesar da diferença ter se mantido estável em uma média de 18% desde fevereiro, Schemel não descarta que possam acontecer "eventos extraordinários" que mudem a correlação de forças.

O diretor da Hinterlaces destacou também que a aceitação do presidente venezuelano se situa em torno de 67%, entre os que classificam seu desempenho como "muito bom", "bom" e "regular a bom", frente aos 31% que o classificam como "regular a ruim", "ruim" e "muito ruim". Destacou que essa avaliação é "mais emocional e menos racional" vinculada com fatores de afeto e não tanto de exame lógico dos programas.

Schemel afirmou que independentemente de se manifestarem a favor de um ou de outro candidato, 61% dos entrevistados acreditam que Chávez ganhará em outubro, enquanto apenas 25% confiam na vitória de Capriles.

A eleição será realizada em turno único, e o próximo presidente governará o país por seis anos.

Extraído do sítio Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário