17 abril 2012

CPI DO CACHOEIRA CONSEGUE APOIOS PARA SER INSTALADA - Mário Coelho e Fábio Góis

A CPMI do Cachoeira investigará o senador Demóstenes Torres e outros políticos, entre parlamentares e governadores, denunciados como envolvidos com o esquema de exploração ilegal de jogo do bicheiro Carlinhos Cachoeira

De acordo com as investigações da Polícia Federal, Carlinhos Cachoeira montou um amplo leque de apoio político ao seu esquema de jogo ilegal. Foto: Roosevelt Pinheiro/Senado

Líderes partidários da base aliada e da oposição protocolaram na noite desta terça-feira (17) o requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Deputados e senadores conseguiram mais de 400 assinaturas na Câmara e do Senado. As assinaturas ainda serão checadas pelas secretarias Geral da Mesas Diretoras das duas Casas.

Na Câmara, os líderes contabilizaram 340 assinaturas. O número, que não é o oficial, tem no PT o partido com o maior número de apoios: 78. Depois vem PSDB (50), PMDB (46), DEM (27), PSB (25), PSD (24), PDT (23), PR (16), PP (13), PCdoB (11), PPS (10), PV (6), Psol (3) e PMN (2). Até o momento, não entregaram as listas o PSC e o PTB. No entanto, o líder petebista na Câmara, Jovair Arantes (GO), acusado de envolvimento com o bicheiro Cachoeira, assinou um dos requerimentos.

Participaram da entrega das listas da Câmara deputados da base e da oposição. Os líderes do PT, Jilmar Tatto (SP), do PSDB, Bruno Araújo (PE), do DEM, ACM Neto (BA), do PDT, André Figueiredo (CE), do PR, Lincoln Portela (MG), e do Psol, Chico Alencar (RJ). Eles se encontraram na Secretaria Geral da Mesa para reunir os requerimentos. De lá, foram para a Mesa Diretora do Senado.

O número mínimo exigido para a instalação de uma CPI é de um terço dos membros de cada Casa legislativa (27 senadores e 171 deputados). No início da noite, o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), reuniu 67 assinaturas de apoio à CPMI – dos quais 25 dos membros do bloco de apoio ao governo (PT, PCdoB, PSB, PDT e PRB), sete do bloco da maioria (PMDB, PP e PV), 13 do bloco “União e Força” (PTB, PR e PSC) e 14 do bloco da minoria (PSDB e DEM). Randolfe Rodrigues (Psol-AP) também.

Trâmite

Depois de o requerimento ser protocolado, a Secretaria Geral da Mesa de cada Casa vai conferir as assinaturas. O passo seguinte, então, é a leitura do requerimento em uma sessão do Congresso. Quando isso acontecer, a CPMI será criada. De acordo com a secretária-geral do Senado, Cláudia Lyra, deputados e senadores têm até a meia-noite do dia em que o requerimento for lido para retirar ou apresentar apoio à investigação.

Para a leitura ocorrer, uma sessão do Congresso deve ser marcada. Existe a expectativa de que uma extraordinária ocorra na quinta-feira (20). Como o presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), anunciou hoje uma licença médica de 15 dias após ser submetido a uma angioplastia e colocação de um stent, a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), terá a missão de chamar uma sessão.

Extraído do sítio Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário