25 abril 2012

NICOLAS SARKOZY DESCARTA FAZER ALIANÇA COM EXTREMA-DIREITA

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, em campanha pela reeleição. REUTERS/Philippe Wojazer


A caça as eleitores da extrema-direita, que fizeram a candidata Marine Le Pen da Frente Nacional chegar em terceiro lugar no primeiro com 18% dos votos, mobiliza os dois candidatos que disputam a presidência francesa. Mas o socialista, François Hollande, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, fazem um complexo malabarismo político de cortejar esses eleitores sem fazerem concessões ao partido de Le Pen.

Em entrevista nesta manhã na Rádio France Info, Sarkozy, que precisa dos votos da extrema-direita para se reeleger, confirmou que não pretende negociar com o partido Frente Nacional. Ele também descartou a possibilidade de formar um governo com representantes da extrema-direita caso seja eleito. Para o presidente francês, há muitos pontos de discordância entre o seu partido, o UMP, e a Frente Nacional. Mas ele disse que está pronto para escutar os eleitores de Marine Le Pen que mostraram "raiva e desespero" ao votarem na candidata da extrema-direita. 

Ontem o candidato socialista François Hollande disse que cabe a ele conquistar também o votos dos eleitores da extrema-direita, que expressaram sua raiva. Mas ele não parece disposto a fazer grandes concessões. Hollande confirmou hoje, que, caso seja eleito, vai propor no ano que vem o direito de voto aos estrangeiros que vivem na França há mais de 5 anos. Essa proposta vem sendo usado pelos adversários de Hollande para afastá-lo dos eleitores da Frente Nacional, partido que defende uma restrição à entrada e permanência de imigrantes na França. 

A partir desta manhã, François Hollande distribui uma carta dirigida aos 46 milhões de eleitores franceses. O documento foi escrito na noite de domingo após os resultados do primeiro turno. O jornal Le Parisien, que publica a carta entitulada União para a mudança, escreve que o candidato resolveu se dirigir a todos os eleitores, incluindo os dos candidatos derrotados do centro e da extrema-direita.

Até o momento, Marine Le Pen tem esnobado os candidatos ao Eliseu e parece inclinada a convocar os seus eleitores a votarem em branco no segundo turno no dia 6 de maio. A representante da Frente Nacional, que obteve 6.421.773 votos, anunciará se ela apaoiará um candidato ao segundo turno durante um encontro com militantes no dia 1° de Maio. 


Extraído do sítio RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário