22 abril 2012

COM MAIS DE 28% DOS VOTOS, HOLLANDE VENCE 1º TURNO E DISPUTA COM SARKOZY A PRESIDÊNCIA FRANCESA - Silvano Mendes


Segundo os primeiros resultados divulgados às 20h no horário de Paris, quando as últimas urnas foram fechadas, François Hollande conquistou mais de 28,4% dos votos no primeiro turno das eleições, nesse domingo. O atual presidente Nicolas Sarkozy obteve mais de 25,5% dos votos e enfrentará o líder socialista no segundo turno, no dia 6 de maio. Ainda de acordo com as informações divulgadas pelo ministério francês do Interior, o terceiro lugar nessa rodada do pleito ficou com a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, à frente de Jean-Luc Mélenchon, da extrema-esquerda.

As urnas confirmaram as principais sondagens divulgadas antes da votação deste domingo. François Hollande, do Partido Socialista, venceu o primeiro turno das eleições presidenciais francesas, com mais de 28,4% dos votos, seguido do presidente Nicolas Sarkozy, do partido UMP, que chegou em segundo lugar com cerca de 25,6% dos votos. Os dois vão disputar o segundo turno das eleições no dia 6 de maio.

Os resultados de boca de urna também confirmaram que a candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, ficou em terceiro na disputa, com cerca de 20% dos votos, o maior índice já alcançado pelo partido Frente Nacional. Ela foi seguida pelo candidato da extrema-esquerda, Jean-Luc Mélénchon, que conquistou cerca de 11% dos eleitores. O centrista François Bayrou registrou menos de 9% dos votos. Eva Joly, do partido Europa Ecologia, ficou apenas com menos 3% e os demais candidatos registraram não alcançaram 1% dos votos. 

A participação do eleitorado foi considerada alta, acima de 81%, um índice superior às eleições de 2007. Lembrando que mais de 44 milhões de eleitores foram convocados às urnas e o voto não é obrigatório na França.

Expectativa agora é para a repercussão dos resultados entre os candidatos. Na sede do Partido Socialista, em Paris, centenas de pessoas aguardam a chegada do candidato François Hollande que votou em Tulle, seu reduto eleitoral na região sudoeste da França. Muitos partidários estão reunidos no local. O presidente Nicolas Sarkozy deve se encontrar com seus partidários também em Paris para falar dos resultados deste primeiro turno.

Resultados finais na quarta-feira

Apesar dos primeiros resultados divulgados agora a pouco, que são apenas uma estimativa baseada nas pesquisas de boca de urna, os franceses ainda terão que esperar até quarta-feira para conhecer oficialmente o nome dos dois candidatos que concorrem para o segundo turno no dia 6 de maio.


Extraído da RFI - Rádio França Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário