27 abril 2012

HOLLANDE TEM DEZ PONTOS DE VANTAGEM SOBRE SARKOZY, SEGUNDO PESQUISA - João Novaes



São Paulo - François Hollande seria eleito o sétimo presidente da Quinta República na França caso o segundo turno da eleição, marcado para o dia 6 de maio, se a eleição fosse hoje. De acordo com pesquisa do instituto TNS/Sofres, o candidato do Partido Socialista obteria 55% dos votos, contra 45% do atual chefe de Estado e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, da UMP (União por um Movimento Popular). A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (26/04).

O resultado mantém a diferença de dez pontos percentuais em relação ao último levantamento, realizado entre os dias 18 e 19 de abril.

Transferência de votos

Segundo a enquete, 51% dos eleitores que votaram em Marine Le Pen (Frente Nacional, extrema-direita) no primeiro turno devem optar por Sarkozy, contra apenas 16% no socialista; já 33% se absteriam ou votariam branco ou nulo. Marine obteve 17,9% dos votos no primeiro turno.

Em compensação, 82% dos eleitores de Jean-Luc Mélenchon, quarto colocado com 11,11%, optariam por Hollande, contra 6% por Sarkozy (12% não teriam preferência). Entre os eleitores do centrista François Bayrou (9,1% no primeiro turno), 39% votariam por Sarkozy e 32% por Hollande; 29% pretendem se abster, votar branco ou nulo.

Na pesquisa, 27% dos entrevistados não manifestou intenção votar, dois pontos a mais do que o registrado na última semana. Em relação à certeza das opiniões, 81% das pessoas abordadas afirmaram estar certas de suas escolhas, contra 14% que se disseram abertas. Outros 5% “não tem opinião”.

A pesquisa foi realizada por telefone e consultou mil pessoas. No primeiro turno, Hollande venceu Sarkozy por 28,63% contra 27,02%. Nenhum instituto de pesquisa colocou, até agora, Sarkozy em uma desvantagem inferior a oito pontos percentuais.

Extraído do sítio Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário