24 dezembro 2012

PRA FRENTE, VENEZUELA! - Igor Fuser

O que mais impressiona na cobertura midiática sobre a situação venezuelana é a visão distorcida dos fatos. 


Aos urubus da direita latino-americana e imperial, que profetizam um cenário de impasse político e até de guerra civil caso Hugo Chávez fique impossibilitado de assumir seu novo mandato, a melhor resposta só poderia ser emitida pelas urnas. Pela segunda vez em menos de três meses, o povo se manifestou sobre o futuro do país. Nas eleições estaduais de 16 de dezembro, os venezuelanos renovaram, por expressiva maioria, o apoio à Revolução Boliviariana. O Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv), espinha dorsal da sustentação política do governo, ganhou em 20 dos 23 estados do país. Conquistou cinco governos estaduais que estavam em mãos oposicionistas – entre eles, Zúlia e Carabobo, que se destacam entre os estados mais ricos e populosos – e não perdeu nenhum. No total dos votos, repetiu-se a vantagem de 11 pontos percentuais obtida por Chávez na eleição presidencial de 7 de outubro. Aos oposicionistas restou, como prêmio de consolação, a apertada reeleição de Henrique Capriles no estado de Miranda, o que dá ao rival derrotado por Chávez condições de se candidatar a uma nova tentativa na hipótese de eleições para presidente em 2013. 

O que mais impressiona na cobertura midiática sobre a situação venezuelana é a visão distorcida dos fatos. Por interesse político ou simples desinformação, vende-se a ideia de que o gigantesco processo de mudanças iniciado em 1999 está em vias de ser interrompido. Os venezuelanos são retratados como um bando de ingênuos, hipnotizados por um mago. Busca-se, assim, ocultar o óbvio: se votaram a favor de Chávez, repetidas vezes, é por que nele veem algum benefício. Do mesmo modo, sua eventual ausência não deixará um vazio. Se é verdade que a liderança pessoal do presidente exerceu um papel decisivo até agora, também é inegável o surgimento de dirigentes altamente capazes, em todos os níveis. 

A designação de Nicolás Maduro como vice-presidente e sucessor de Chávez é a melhor garantia possível contra o risco de desagregação das forças atualmente unidas em torno do comandante revolucionário. Divergência e disputa são inerentes à política, mas a inquestionável legitimidade de Maduro certamente representará um poderoso fator de coesão em dias difíceis. 

Mais importante do que isso são as sucessivas demonstrações de que o povo venezuelano tem consciência de suas conquistas e está disposto a defendê-las em quaisquer circunstâncias. Ele protagonizou, nestes últimos 14 anos, o que existe no mundo de mais próximo a uma revolução socialista. O poder e a riqueza, monopolizados pela elite local submissa ao imperialismo, estão se transferindo para os trabalhadores, em uma escala e velocidade extraordinárias. Da Venezuela de hoje, duas coisas se pode afirmar com certeza. A primeira é que o país nunca voltará a ser o que era antes da chegada de Chávez à presidência. A segunda é que, se alguém tentar que isso aconteça, o povo reagirá com toda a energia, sem vacilação. 

Extraído do sítio Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário