19 dezembro 2012

"LULA, MEXEU CONTIGO, MEXEU COM O BRASIL" - José Dirceu

Marco Maia e parlamentares em defesa do ex-presidente Lula

"Aqueles que acusam Lula, que maculam a imagem de Lula não sabem o que é passar fome, não sabem o que é trabalhar 24 horas por dia, não sabem o que é não ter luz elétrica, não ter como responder a um pedido do filho, não conhecem a vida dura do trabalhador". A declaração é do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) (foto), feita no discurso em que ele se somou ao coro de dezenas de parlamentares do PT e partidos aliados que, no mesmo tom, pronunciaram-se nesta 3ª feira durante ato em defesa do ex-presidente da República, organizado pelo líder do PT na Casa, deputado Jilmar Tatto (SP).

A manifestação é uma resposta às acusações contra o ex-presidente Lula feitas por Marcos Valério. Uma excelente iniciativa de Tatto, que marca no Parlamento brasileiro a indignação dos deputados petistas e dos partidos aliados – uma indignação, aliás, presente em cada um de nós. Além dos representantes do PT, estiveram presentes ao ato membros do PSB, PP, PTB, PR, PV, PC do B, entre outros. Dentre as lideranças parlamentares, além de Maia e Tatto, compareceram os deputados líder do governo Dilma, Arlindo Chinaglia (PT-SP); do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN); e o futuro líder da bancada petista, José Guimarães (CE).

Segundo Tatto, a manifestação foi um "ato simples, singelo, verdadeiro e de coração". "Há um esforço da oposição para desconstruir o governo Lula e a imagem do ex-presidente. Por isso, este ato, simples, para dizer força Lula. Para dizer que nós vamos continuar no rumo do crescimento, desenvolvimento e da distribuição de renda", afirmou o parlamentar. 

Já o líder do governo, Arlindo Chinaglia lembrou a todos que "Lula é um baluarte do povo brasileiro”, “o maior presidente do Brasil". "Sabemos que ele de maneira sóbria e elegante teve a atitude de lutar com aqueles companheiros que queriam que ele tivesse mais um ou dois mandatos consecutivos", complementou.

O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, por sua vez, considerou: "o presidente Lula é um patrimônio do País. O que ele fez mudou a história. Por isso a minha posição é de respeito ao, talvez, maior presidente da história do Brasil". José Guimarães, lembrou um dos bordões que vem agitando as manifestações populares pró-presidente Lula: "Lula, mexeu contigo, mexeu com o Brasil, mexeu com a democracia".

Enquanto isso, governadores se mobilizam em São Paulo


Nada menos que oito governadores, de vários partidos, estiveram na tarde desta 3ª no Instituto Lula em uma visita de solidariedade e reconhecimento ao ex-presidente Lula: Tião Viana (PT-AC), Jaques Wagner (PT-BA), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Agnelo Queiroz (PT-DF), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL), Cid Gomes (PSB-CE) e Silval Barbosa (PMDB-MT). Também estava lá Luiz Fernando Pezão, vice-governador do Rio de Janeiro.

Na saída do encontro, alguns deles conversaram com a imprensa. Confiram estas manifestações de apoio:

Cid Gomes (CE): o ex-presidente Lula “sempre teve muito carinho, muita atenção pelos Estados brasileiros e de nossa parte também, sempre tivemos muita admiração por ele. A gente falou muito sobre o Brasil, a necessidade que a gente pense uma reforma política pro Brasil e pensar em valorizar a política, a política feita a bem do Brasil, feita com espírito público". Cid Gomes ressaltou que as acusações contra o ex-presidente não fazem jus “ao respeito que o mundo e a grande maioria dos brasileiros tem por ele”. Questionado sobre quem seria o maior responsável pelas acusações contra o ex-presidente, disse: "Pode começar pelo Marcos Valério".

Sérgio Cabral (RJ): o encontro é “de alegria, para rever o maior líder desse país, o homem mais querido dessa nação, que fez tanto pelos brasileiros e pelo país”.

Teotônio Vilela Filho (AL), tucano, afirmou que sua visita foi uma retribuição à atenção e à postura de Lula para com os Estados quando era presidente. “Sou amigo pessoal do presidente Lula e o Estado de Alagoas é muito grato à postura republicana, solidária, parceira, que ele teve para com o Estado em obras de infraestrutura e sociais. Vim como pessoa, como amigo e como governador”.

Jaques Wagner (BA) falou sobre a tentativa de desconstruir a imagem do ex-presidente. “Eu não tenho muita cabeça conspirativa, mas também não sou ingênuo. Que existe uma vontade de quem trabalha contra um ícone de 80% de popularidade, de desmontar essa popularidade para motivos maiores e menores, é óbvio que tem. Seria ingenuidade a gente achar que não tem”.

Agnelo Queiroz (DF) alertou que "as acusações contra Lula são criminosas. Só quem confia em vigarista dá voz a isso. O Lula merece o mínimo de respeito e isso está faltando. Essas acusações são uma ameaça à democracia. Nosso país precisa de paz, crescer, desenvolver, gerar emprego, aproveitar o momento ímpar que o Brasil vive no mundo e não podemos admitir que tentem desconstruir a imagem do Lula. E não vão conseguir, porque o povo sabe muito bem quem é o Lula e tem um carinho enorme por ele. Jamais vão conseguir, por interesses políticos mesquinhos, desconstruir a imagem do presidente Lula”.

Extraído do Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário