10 abril 2012

1964: O GOLPE QUE AINDA ECOA - Fundação Perseu Abramo


No primeiro dia de abril de 1964, o Brasil vivia a data inicial de um longo período de exceção. Submetida a um golpe militar que lançaria o país numa ditadura que se estenderia por duas décadas, a sociedade brasileira viu-se forçada a viver num regime de privação de direitos, perseguições, tortura, mortes e desaparecimentos. Ações que, não conhecidas em sua totalidade, despertam ecos de uma ditadura que apresenta, ainda, desafios - entre os quais, a instalação de uma Comissão da verdade

É com a memória desses anos de chumbo que a FPA, num esforço para avivar as lições da história brasileira, resgatou em seu acervo entrevistas, artigos, livros e depoimentos sobre o assunto.

Entrevistas

- O direito à memória e à verdade - Entrevista com Nilmário Miranda, por Evelize Pacheco, Fernanda Estima e Rose Spina (Publicado em Teoria e Debate)


- O que pensam os militares? - Entrevista com Sérgio Xavier Ferolla, por Alipio Freire e Luiz Pinguelli Rosa (Publicado em Teoria e Debate)

Artigos




- Artigo - A grande mídia 45 anos depois, por Venício A. de Lima (Publicado em Teoria e Debate)


- A UDN, os IPMs e a mídia brasileira, por Maria Inês Nassif

- 1964, o ano que não terminou..., por Paulo Eduardo Arantes


- O que a falácia da ditabranda revela, por Marco Aurélio Weissheimer



Livros

- "Combate nas Trevas - A Esquerda Brasileira: Das Ilusões Perdidas à Luta Armada", de Jacob Gorender - Resenha de Marco Aurério Garcia (Publicada em Teoria e Debate)

- "Por um Triz: Memórias de um Militante da AP", de Ricardo de Azevedo - Resenha de Reginaldo Benedito Dias (Publicada em Teoria e Debate)

- "Repressão e Resistência: Censura a Livros na Ditadura Militar", de Sandra Reimão - Resenha de Flamarion Maués (Publicada em Teoria e Debate)

Depoimentos

- Florestan Fernandes (Publicado na exposição virtual "1964-2004:Golpe Nunca Mais!")

- Raymundo Faoro (Publicado na exposição virtual "30 anos do AI-5 - Não vamos esquecer")

- Luiz Inácio Lula da Silva (Publicado na exposição virtual "30 anos do AI-5 - Não vamos esquecer")

- Celso Furtado (Publicado na exposição virtual "30 anos do AI-5 - Não vamos esquecer")

Extraído do sítio da Fundação Perseu Abramo

Nenhum comentário:

Postar um comentário