09 junho 2012

INSTITUTOS DE PESQUISA DA VENEZUELA APONTAM VITÓRIA ESMAGADORA DE CHÁVEZ



Mesmo antes de chegarem às urnas, a maioria dos eleitores venezuelanos já declarou seu voto para o atual presidente da República, segundo as pesquisas de opinião. O candidato de oposição, Henrique Capriles, fica a mais de 15 pontos percentuais atrás do socialista Hugo Chávez. Os resultados demonstram uma tendência histórica no país, mas os políticos venezuelanos da direita preferiram acusar os institutos de pesquisa de manipular as sondagens.

Segundo Capriles, que enfrentará Chávez nas urnas em outubro, os números negativos das pesquisas são obra de “mafiosos imorais” que manipulam o resultado a favor do atual presidente. Um político da oposição disse que o governo considerou a possibilidade de usar fundos estatais para pagar despesas de viagem de dois peritos em sondar a opinião pública.

Mas a história é mais complicada do que parece. Uma autoridade do Partido Socialista de Venezuela (governista) acusou dois institutos de opinião de colocar suas empresas a serviço de uma campanha mais ampla da oposição para declarar fraude e desestabilizar o país, caso se confirmem, nas urnas, o que as pesquisas estão apontando agora e Capriles seja derrotado.

Extraído do sítio Correio do Brasil


Ler também:
Agencia Venezolana de Noticias: Director de ICS: Los números indican que Chávez va a ser reelecto

Nenhum comentário:

Postar um comentário