01 maio 2012

ALEMÃES VÃO ÀS RUAS CONTRA MOVIMENTOS NEONAZISTAS



O Dia do Trabalho é tradicionalmente conhecido como dia de luta dos sindicatos por questões econômicas e sociais. Este ano, na Alemanha, o 1º de Maio foi marcado também por manifestações contra extremistas de direita.

Milhares de pessoas foram às ruas em várias cidades da Alemanha nesta terça-feira (01/05), convocadas por sindicatos, iniciativas de esquerda, organizações jovens e igrejas, para protestar contra a marcha dos extremistas de direita do partido NPD.

Em Bonn, segundo os organizadores, cerca de 10 mil pessoas participaram das passeatas, missas e ações estudantisem protesto contra a marcha de aproximadamente 200 neonazistas.

A coalizão "Bonn stellt sich quer" ("Bonn se atravessa no caminho", em tradução livre) condenou, porém, a ação da polícia, que utilizou cassetetes, gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar o bloqueio pacífico dos manifestantes. A polícia declarou que os opositores dos neonazistas teriam tentado romper uma barreira policial.

Cerca de 10 mil pessoas se reuniram em Bonn para protestar contra marcha de extremistas de direita
Protestos na Baviera

Na cidade bávara de Hof, o ministro do Interior, Hans-Peter Friedrich (CSU), também foi às ruas para se opor à marcha de extremistas de direita. Friedrich caminhou à frente da passeata com cerca de 4 mil participantes pela cidade, seu reduto eleitoral. "A democracia na Alemanha está viva e nós não vamos nos deixar perturbar por extremistas e racistas", disse o político conservador cristão.

Em Hof foi anunciada a presença de 400 neonazistas. Confrontos violentos entre extremistas de direita e de esquerda foram relatados pela polícia, que prendeu manifestantes de ambos os lados.

Não passarão

Em Neubrandenburg, no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, cerca de 400 pessoas sentaram-se para formar uma barreira e obrigaram a marcha do NPD, com cerca de 300 participantes, a mudar de rota. "Nós não permitiremos que o Dia do Trabalho seja tomado pelos nazistas", declarou o governador do estado, o social-democrata Erwin Sellering, durante a passeata.

Polícia usou spray de pimenta contra manifestantes antinazistas
O porta-voz da Federação Alemã de Sindicatos (DGB, na sigla em alemão) chamou a estratégia dos neonazistas de "oportunista, por usar as questões sociais do 1º de Maio para satisfazer seus próprios interesses". Mais uma vez, os sindicatos exigiram a proibição do NPD e de redes e irmandades neofascistas.

Na cidade de Wittstock, em Brandemburgo, em uma manifestação espontânea, centenas de pessoas se reuniram para interromper uma demonstração neonazista. Os cidadãos se aglomeraram em um cruzamento ferroviário e bloquearam assim a passeata dos extremistas de direita, que acabaram encerrando a marcha antes do previsto.

Em Neumünster, no estado de Schleswig-Holstein, a polícia deteve cerca de 100 participantes de uma marcha neonazista por transitarem por uma rota não notificada.


Extraído do sítio Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário